O desafio baseia-se em reinterpretar uma Clínica Dentária, na procura de uma nova claridade e carácter espacial. O lugar situa-se num primeiro piso de um edifício comum no centro de Torres Vedras. O espaço requer uma nova imagem para provocar novas atmosferas, novas sensações. A vontade de criar um espaço distinto na cidade, mais pausado, contemplativo, de reflexão, levando a descobrir a importância do silêncio, dos espaços aparentemente vazios e cheios de vida.
Uma experimentação em que a eleição dos materiais está sustentada pela nobreza do material. Essa experimentação realiza-se essencialmente com o elemento arquitectónico imaterial, que é o espaço.
A matéria espaço que é trabalhada, está determinada pela percepção, os percursos, a luz, os reflexos, as transparências, a fluidez.
A massa constituída por um somatório de vidros reciclados, potencia os reflexos e as vibrações da luz com a criação de uma percepção espacial sempre mutante.
A procura de uma intemporalidade espacial, com uma plenitude dos sentidos, onde a luz filtrada de diferentes maneiras poetisa os espaços dignificando-os.
Torres Vedras, Portugal
Privado
Clínica Dentária
90 m2
2012
MMVARQUITECTOS
B. Pedrosa (projecto, visualizações)
V. Vázquez (obra)
M. Álvarez (obra)
T. Palos (maquetas, gráfico)
© Fernando Guerra, FG+SG Architectural Photography